domingo, 23 de outubro de 2016

Estudantes tibauenses são destaque na VI Feira do Semiárido Potiguar

(Reprodução/Facebook)

Os estudantes tibauenses Germano Castro, Gabriel Victor e Kelvin Stenio foram uns dos grandes destaques na VI Feira do Semiárido Potiguar, realizada na última semana na Universidade Federal Rural do Semiárido (UFERSA), em Mossoró. O trabalho dos jovens recebeu prêmio destaque pela Associação Brasileira de Incentivo à Ciência (ABRIC). 

O trio estuda Fruticultura Irrigada, da Escola Agrícola Jundiaí (EAJ/UFRN), em Tibau, e apresentou o projeto “Consumo de frutas e valorização das práticas agroecológicas na geração de renda na cidade de Tibau/RN”. 

O trabalho contou com a orientação da professora Patrícia Liany. 

De acordo com o estudante Germano Castro o prêmio destaque teve um gosto especial e o resultado de tanta dedicação aponta que este é o caminho certo. 

“[O destaque foi de] tamanha importância para a minha vida científica, pois o mesmo me fez com o que eu não desista de me dedicar mais e mais e aprimorar meus conhecimentos que me levaram e me farão melhor no futuro”, afirmou o estudante. 

O projeto sobre consumo de frutas já foi apresentado em várias outras feiras, entre elas, na Fenecit, em Recife; na Feira Regional da 12ª Dired, em Mossoró e no II Fórum Regional Pronatec Jovem Aprendiz, em Mossoró. 

No dia 7 de novembro, os estudantes vão apresentar o trabalho na Feira Mocinteczn em Natal. 

O projeto 
Vários estudos têm sugerido a importância do consumo de frutas na promoção da saúde e prevenção de doenças. O consumo de produtos agroecológicos também vem ganhando destaque nas pesquisas e na preferência dos consumidores. Entretanto, muitas são as dificuldades enfrentadas pelos agricultores, em especial os familiares na produção de frutas, com destaque para cidade de Tibau-RN. 

Os estudantes realizaram uma pesquisa com a população de Tibau, com o objetivo de questionar os motivos do baixo consumo de frutas por parte da população, além de conscientizar sobre a importância do consumo de produtos agroecológicos e buscar soluções para as dificuldades enfrentadas pelos agricultores familiares na produção de frutas.


Nenhum comentário:

Postar um comentário