sábado, 5 de março de 2016

SAMU alerta para riscos no atendimento a vítimas de acidente

(Foto: Valéria Lima)

Muito ajuda quem não atrapalha. É estranho começar uma reportagem tão séria com um ditado popular. Mas, a frase faz muito sentido quando aplicada às vítimas de acidentes de trânsito, que parecem se multiplicar dia após dia.

Em 2015, foram 1.019 acidentes registrados pelo 2º Departamento de Polícia Rodoviária Estadual em Mossoró - quase três acidentes por dia. Precisamente 3.566 pacientes foram atendidos no Hospital Regional Tarcísio Maia vítimas de acidentes de trânsito em 2015.

Em seguida, começa a batalha por vaga na fila para cirurgias ortopédicas. Atualmente, cerca de 300 pacientes estão à espera de uma cirurgia no Hospital Maternidade Almeida Castro.
Além das precauções a serem tomadas no trânsito, a população deve tomar outros cuidados durante o atendimento para não agravar ainda mais o estado de saúde das vítimas de acidentes.
Para evitar que a ajuda se transforme em perigo, a melhor indicação é, de forma alguma, mexer na vítima do acidente, alerta o socorrista do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (SAMU), Giuliano Carlos.
Carlos comenta que já presenciou casos em que as vítimas eram levadas de qualquer jeito. O indicado é isso não acontecer. É perigoso para o estado de saúde da vítima.

“Não é indicado que pessoas sem conhecimentos técnicos de primeiros socorros façma nenhum procedimento, hoje as pessoas estão mais conscientes dos riscos, tinha gente que colocava dentro de qualquer carro e levava para o hospital”, afirma.

O socorrista afirma que os danos nestes casos podem ser ainda maiores, principalmente, quando envolvem lesões na cabeça e na coluna. “Nos casos de pancadas na cabeça e coluna são os mais perigosos porque tem trauma. Mexer na vítima pode causar um dano ainda mais grave para a vítima”, alerta Giuliano.

Giuliano explica que há casos em que um popular pode até fazer algum procedimento, mas isso é mais raro acontecer. A melhor alternativa é sempre ligar para o SAMU através do 192.
Segundo ele, “é importante sempre seguir as orientações do Samu por telefone até a equipe chegar no local. Já lidamos com alguns que sabiam fazer imobilização de pescoço ou de coluna, aí sim. Mas, não é indicado que quem não conheça estes procedimentos façam”.
“É melhor ligar para o Samu e isolar a área e não fazer mais nada, porque com a intenção de ajudar pode acabar atrapalhando mais”, conclui Giuliano Carlos.

A recomendação de Giuliano já é refletida em alguns populares. É o caso do professor Fernando Costa, vítima de acidente de motocicleta.

Fernando relata que teve uma fratura no tornozelo e no pulso, além de várias escoriações pelo corpo. Ele fez vários exames e teve que imobilizar as partes fraturadas. Nem todo mundo tem a mesma “sorte”.

O professor comenta que já presenciou populares tentando ajudar, mas acabaram atrapalhando. “Algumas das vezes até pessoas que não sabem nem o que está fazendo e acabam se afobando”, afirma.

Por: Valéria Lima/Jornal Mossoró Hoje

Nenhum comentário:

Postar um comentário