sexta-feira, 25 de março de 2016

Colisão frontal de veículos deixa três feridos na BR-304, saída para Tibau/RN

(Foto: Reprodução/WhastApp)

Uma colisão frontal entre dois veículos na BR-304, deixou três pessoas feridas no início da tarde desta sexta-feira (25), em Mossoró, na saída para Tibau, litoral norte potiguar. O acidente ocorreu nas proximidades da antiga Porcenalatti. 

De acordo com a PRF, o condutor do Fiat Uno tentou fazer uma conversão para a direita, quando colidiu com um Honda Fit, que seguia no sentido Tibau para Mossoró. 

O motorista do Fiat, identificado como Francisco das Chagas de Oliveira, de 51 anos, sofreu vários ferimentos graves. A vítima foi socorrida por uma equipe do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (SAMU) e levada para o Hospital Regional Tarcísio Maia.

O casal que ocupava o outro veículo, identificado como Tácio Rodolfo de Oliveira e Georgina Adriagina Narcisio de Oliveira, 35 anos, sofreu ferimentos leves e escoriações, e foram levados também para a unidade hospitalar para avaliação.

Conforme informou a PRF, o motorista do Fiat trabalha na empresa Petroengy, prestadora de serviços da Petrobras. Ele teria tentado fazer a conversão para entrar na empresa quando aconteceu o acidente.

Os veículos foram removidos do local e a via foi liberada para o trafego de veículos. 

Com informações do Portal Mossoró Hoje

Operação Semana Santa: Cigarros e perfumes roubados em Tibau são apreendidos na RN-117

(Foto: Sesed/RN)

A Polícia Militar apreendeu na noite desta quinta (24), na RN 117, em Umarizal, 308 carteiras de cigarros e 28 perfumes que foram roubados de um estabelecimento comercial de Tibau/RN. 

O material foi encontrado após os policiais da cidade de Olho D’agua dos Borges desconfiarem de dois homens que estavam, em atitude suspeita, em um posto de gasolina na saída da cidade.

Os infratores identificados como Adriano Gomes Rocha, de 28 anos e Allison Kenned Nogueira dos Santos, de 20 anos, seguiram de carona com destino à cidade de Umarizal, sendo realizado o acompanhamento pelos policiais, que realizaram a abordagem. Na revista da bagagem da dupla o material foi encontrado.

Eles foram encaminhados à Delegacia de Polícia Civil da cidade de Patu, para o registro da ocorrência e os detidos ficaram à disposição da Polícia Judiciária.
Com informações Sesed/RN

quarta-feira, 16 de março de 2016

Moradores reclamam de lixo e matagal próximo ao PSF em Tibau, RN

Foto: Valéria Lima

Moradores da Rua João Marcelino, nas proximidades do Posto de Saúde da Família (PSF), procuraram o Blog da Persali durante o fim de semana para fazer uma reclamação referente a lixo e matagal. 
Os moradores relataram grande quantidade de lixo e matagal na rua mencionada, que está prejudicando a população há um bom tempo. 
A rua, inclusive, não tem passagem de um dos lados. Ou seja, os moradores da localidade só têm acesso às casas por um lado da rua. O caso acontece desde muito tempo e se o problema se arrastas por várias gestões municipais. 
A equipe do Blog enfatiza o apelo dos moradores à Prefeitura de Tibau, tanto sobre o lixo quanto em relação ao matagal que se instala no local. 


sábado, 12 de março de 2016

Explosão de terror: População relata prejuízos com assaltos a bancos


(Foto: Reprodução/WhatsApp)

O crescente número de casos de explosões, arrombamentos e assaltos em caixas eletrônicos nas agências bancárias do interior e capital do Rio Grande do Norte vem tirando o sono dos potiguares. As quadrilhas chegam pela madrugada e fortemente armados explodem os caixas, levam o dinheiro e, ousados, atiram contra a cidade - causando terror na população.

Só em 2015, foram 84 crimes desse tipo em agências bancárias. Até o dia 29 de fevereiro já foram 20 crimes do tipo, o último deles aconteceu na pequena cidade-praia de Tibau. Além de explodir o caixa eletrônico dentro de um supermercado, os criminosos algemaram um policial militar e roubaram todas as armas da delegacia. Como em todos os casos, fugiram sem deixar rastro.

De acordo com o professor e administrador, Luiz Nazareno de Souza, morador de Tibau, o prejuízo para o município é muito grande, e se reflete principalmente na economia local. “Todos os servidores estaduais e municipais, além de aposentados, que usam o caixa para sacar seus rendimentos vão ter que ir para outras cidades como Icapuí, no Ceará, ou Mossoró, assim muitos acabam realizando compras nessas cidades, portanto o comércio local perde muito”, explica.

A mesma situação acontece em Upanema, na região Oeste, onde uma agência do Banco do Brasil foi alvo de bandidos no início de fevereiro, 15 dias depois de sua instalação.

O supervisor de Rede, Renato Medeiros afirma que em Upanema há outros dois correspondentes bancários, um do Bradesco e uma lotérica. No entanto, eles não suprem a demanda da população. A lotérica, por exemplo, não permite fazer saques acima de R$300. Por isso, a solução é o morador se deslocar para Mossoró ou Campo Grande - que também teve agência explodida por bandidos.

"Não adianta instalar caixa eletrônico se não há um policiamento mais efetivo, tendo em vista que apenas dois policiais estão no plantão diariamente, e por conta do caos da segurança pública, para poder retirar nossos salários temos que pagar R$30,00 para ir até Mossoró”, relata Medeiros.

Questionado pelo Jornal Mossoró Hoje sobre o trabalho realizado para combater esse tipo de crime, o delegado Emerson Valente, que atua na Divisão Especializada em Investigação e Combate ao Crime do RN (DEICOR/RN), informou que a Polícia Civil mantém em sigilo esse tipo de informação para não atrapalhar as investigações que já estão em andamento.

"Sobre o reforço no trabalho, a própria Secretaria Estadual de Segurança Pública e Defesa Social já tem um projeto para isso", conclui o delegado.

Por: Valéria Lima/Jornal Mossoró Hoje

sábado, 5 de março de 2016

SAMU alerta para riscos no atendimento a vítimas de acidente

(Foto: Valéria Lima)

Muito ajuda quem não atrapalha. É estranho começar uma reportagem tão séria com um ditado popular. Mas, a frase faz muito sentido quando aplicada às vítimas de acidentes de trânsito, que parecem se multiplicar dia após dia.

Em 2015, foram 1.019 acidentes registrados pelo 2º Departamento de Polícia Rodoviária Estadual em Mossoró - quase três acidentes por dia. Precisamente 3.566 pacientes foram atendidos no Hospital Regional Tarcísio Maia vítimas de acidentes de trânsito em 2015.

Em seguida, começa a batalha por vaga na fila para cirurgias ortopédicas. Atualmente, cerca de 300 pacientes estão à espera de uma cirurgia no Hospital Maternidade Almeida Castro.
Além das precauções a serem tomadas no trânsito, a população deve tomar outros cuidados durante o atendimento para não agravar ainda mais o estado de saúde das vítimas de acidentes.
Para evitar que a ajuda se transforme em perigo, a melhor indicação é, de forma alguma, mexer na vítima do acidente, alerta o socorrista do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (SAMU), Giuliano Carlos.
Carlos comenta que já presenciou casos em que as vítimas eram levadas de qualquer jeito. O indicado é isso não acontecer. É perigoso para o estado de saúde da vítima.

“Não é indicado que pessoas sem conhecimentos técnicos de primeiros socorros façma nenhum procedimento, hoje as pessoas estão mais conscientes dos riscos, tinha gente que colocava dentro de qualquer carro e levava para o hospital”, afirma.

O socorrista afirma que os danos nestes casos podem ser ainda maiores, principalmente, quando envolvem lesões na cabeça e na coluna. “Nos casos de pancadas na cabeça e coluna são os mais perigosos porque tem trauma. Mexer na vítima pode causar um dano ainda mais grave para a vítima”, alerta Giuliano.

Giuliano explica que há casos em que um popular pode até fazer algum procedimento, mas isso é mais raro acontecer. A melhor alternativa é sempre ligar para o SAMU através do 192.
Segundo ele, “é importante sempre seguir as orientações do Samu por telefone até a equipe chegar no local. Já lidamos com alguns que sabiam fazer imobilização de pescoço ou de coluna, aí sim. Mas, não é indicado que quem não conheça estes procedimentos façam”.
“É melhor ligar para o Samu e isolar a área e não fazer mais nada, porque com a intenção de ajudar pode acabar atrapalhando mais”, conclui Giuliano Carlos.

A recomendação de Giuliano já é refletida em alguns populares. É o caso do professor Fernando Costa, vítima de acidente de motocicleta.

Fernando relata que teve uma fratura no tornozelo e no pulso, além de várias escoriações pelo corpo. Ele fez vários exames e teve que imobilizar as partes fraturadas. Nem todo mundo tem a mesma “sorte”.

O professor comenta que já presenciou populares tentando ajudar, mas acabaram atrapalhando. “Algumas das vezes até pessoas que não sabem nem o que está fazendo e acabam se afobando”, afirma.

Por: Valéria Lima/Jornal Mossoró Hoje