sexta-feira, 26 de maio de 2017

Souza avalia como positiva a audiência pública sobre o HRTM

(Foto: Reprodução/Mossoró Hoje)
O deputado estadual Sousa comandou audiência pública na manhã desta sexta-feira (26), sobre melhoria da estrutura e serviços do Hospital Regional Tarcísio Maia (HRTM) em Mossoró. A discussão aconteceu no auditório da Faculdade de Medicina da Universidade do Estado do Rio Grande do Norte e contou com diversas autoridades da área da Saúde.

Ao final da discussão, o Sousa afirmou que durante a Audiência ficou acordado que o Governo do Estado e a Prefeitura de Mossoró vão colocar em prática o TCEP, que vai permitir a realização de cirurgias eletivas em Mossoró e não mais em Natal, com desgaste para os pacientes e prejuízos ao estado.

Outro avanço, segundo Sousa, será a criação de uma Central de Regulação de Leitos de UTI. Neste caso, já existe ação ingressada na Justiça Federal para obrigar a União, Estado e Município a instalar uma Central de Regulação de Leitos de UTI em Mossoró.

Destacou que vão ser contratados dez leitos de UTI pelo Governo do Estado, no Hospital Wilson Rosado, para os pacientes do Hospital Regional Tarcísio Maia. 

Em vídeo, o deputado Sousa disse que a Saúde é um debate muito abrangente e que com certeza a Audiência vai despertar outros debates em benefício da saúde da região.



segunda-feira, 22 de maio de 2017

Foragido da justiça é preso após colidir carro durante fuga em Tibau

Policiais militares de Tibau com o apoio da PM de Icapuí, Ceará, prendeu na tarde deste domingo (21), o foragido da justiça Alan Gefferson Pereira Dantas, de 29 anos, após confronto com a polícia na cidade de Tibau. 

Após ser abordado pela polícia, Alan Gefferson fugiu do local em um carro supostamente roubado e foi preso depois de colidir em um muro de uma casa durante a fuga. 

Segundo o Sargento Márcio Lobo, Comandande da PM de Tibau, os policiais receberam informação de quem um veículo Foz estava praticando direção perigosa pelas ruas da cidaade. 

Os PMs realizaram diligências em busca do suspeito. Ao ser abordado, o motorista não obedeceu ordem de parada e fugiu. Ele acabou colidindo com um muro e ao sair do veículo começou o confronto. Ninguém saiu ferido. 

O motorista acabou fugindo, mas os PMs abordaram uma mulher que estava no carro. Ele passou o endereço do motorista, que posteriormente foi preso. Na residência, haviam outras pessoas que tinham passagem pelo sistema prisional de Mossoró. 

Com Alan Gefferson foi apreendido um tablete de maconha; ele foi conduzido à Delegacia de Plantão de Mossoró. Após informação sobre o mandado de prisão em aberto, o motorista foi recambiado para o sistema prisional, onde ficará à disposição da justiça. 

Conforme o site do Tribunal de Justiça do RN, Alan Geffseron responde por crimes de trânsito e por porte ilegal de arma de fogo. 

População prende assaltante usando corda em Tibau

Revoltada, a população de Tibau deteve um assaltante quando ele tentava tomar uma motocicleta de assalto na cidade na manhã desta segunda-feira (22). O suspeito teve as mãos amarradas com uma corda pelos populares até a chegada da Polícia Militar que o levou para os procedimentos cabíveis na Delegacia de Polícia Civil. 

De acordo com o Sargento Márcio Lobo, Comandante da PM de Tibau, além de Lucas, uma mulher identificada como Ingrid foi presa. Os dois, que moravam em uma casa em Manibu, município de Icapuí, são suspeitos de vários arrombamentos ocorridos na cidade, principalmente nas casas de veranistas.

Márcio Lobo explicou que a mulher foi detida na casa onde morava com Lucas. Na ação, o homem conseguiu fugir. Vários materiais como celulares e outros foram apreendidos no local. 

Pouco tempo depois, a viatura de Tibau, no comando de Sargento Márcio e Cabo Nero, foram informados de quem a população havia detido um homem que tentava roubar uma moto na cidade.

Ao chegar no local, os PMs constataram que Lucas estava sendo procurado pela Polícia de Icapuí, por suspeita de arrombamentos e ele foi detido. 

Ambos foram levados para a Delegacia de Polícia Civil de Icapuí, onde serão ela será autuado por suspeita de furto e ele por tentativa de roubo.





sábado, 20 de maio de 2017

Polícia Militar prende suspeito de receptação em Tibau


A Polícia Militar prendeu na noite desta sexta-feira, 19, na cidade de Tibau, um suspeito de receptação e apreendeu uma motocicleta roubada em Morro Pintado, no município de Icapuí, no Ceará. 

Inicialmente, os policiais militares receberam informações de que dois homens armados tomaram uma moto Honda de assalto em Morro Pintado e fugiram em direção à cidade de Tibau.

Durante patrulhamento no Centro da cidade, os PMs perceberam de que dois homens passaram em alta velocidade e entraram em uma residência. Ao abordar os moradores, a polícia encontrou duas motocicletas. Após averiguação, os PMs perceberam que uma das motocicletas era clonada. 

Everton José Castro disse a polícia que comprou a motocicleta por R$ 1.500, depois ele informou que a moto era produto de roubo do seu irmão. 

O suspeito foi conduzido até a Delegacia de Plantão em Mossoró, onde foi realizado Boletim de Flagrante. Ele irá responder por receptação, no artigo 180 do Código Penal Brasileiro.


sexta-feira, 19 de maio de 2017

​Ufersa abre 535 vagas para cursos de graduação a distância


A Universidade Federal Rural do Semiárido (Ufersa) lançou nesta quarta-feira (17), processo seletivo com 535 vagas para cursos de graduação em licenciatura na modalidade distância. 

Os interesados utilizarão o resultado do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem), dos anos 2015 e 2016. 

As inscrições podem ser feitas de 20 de maio até 18 de junho no site do Núcleo de Educação a Distância (NEaD) https://nead.ufersa.edu.br/. Os candidatos devem preencher formulário específico, anexando os documentos comprobatórios exigidos.

São ofertadas vagas nos cursos de Computação, Física, Matemática e Química; nos polos de Angicos, Caraúbas, Grossos, Pau dos Ferros e São Gonçalo do Amarante.

Veja Edital 

Programa Moradia Cidadã é apresentado a prefeitos do polo Costa Branca


O programa de acesso a unidades habitacionais do Governo do Rio Grande do Norte, Moradia Cidadã, foi apresentado nesta sexta-feira (19) a prefeitos do polo Costa Branca, na região Oeste do estado. O governador Robinson Faria liderou a apresentação ao lado do presidente da Companhia Estadual de Habitação, João Ronaldo.

O Moradia Cidadã tem como meta reduzir o déficit habitacional do RN de cerca de 120 mil moradias. O programa tem duas modalidades: o primeiro é voltado a servidores públicos e o outro para os municípios, com a retomada de obras paralisadas nos programas Minha Casa Minha Vida (MCMV I e II) e Programa de Subsídio à Habitação de Interesse Social (PSH).

Robinson anuncia construção de Central do Cidadão e Café do Trabalhador em Areia Branca


Em mais uma ação multissetorial do Governo do Rio Grande do Norte, Areia Branca, município situado a mais de 300 quilômetros de Natal, recebeu nesta sexta-feira (19) a 15ª edição do Vila Cidadã. No evento, o governador Robinson Faria anunciou a instalação de uma unidade da Central do Cidadão e do Café do Trabalhador, ações administradas pela Secretaria de Estado do Trabalho, da Habitação e da Assistência Social. As Centrais do Cidadão foram reformuladas pela atual gestão contemplando a construção de sedes próprias, para evitar os gastos com aluguel e permitindo que sejam erguidos de forma específica para atendimento ao público.

Também como ações para o município foram anunciados no Vila Cidadã a entrega de um carro para o Programa Compra Direta, por meio da Emater, o início do cadastro para o Programa Microcrédito do Empreendedor (AGN), assinatura da cessão de um imóvel à Fundação de Apoio do Idoso Rita Fernandes de Souza, a Casa do Ancião (Datanorte), instalação da sinalização horizontal de trânsito (Detran) e anúncio das obras de recuperação da estrada de acesso à praia de Upanema, ação do Departamento de Estradas de Rodagem.

O Vila Cidadã é um programa desenvolvido pela Secretaria de Estado do Trabalho, da Habitação e da Assistência Social (Sethas), com atividades direcionadas também para a população carente. Assim, a iniciativa propicia ações de cidadania, lazer, educação e saúde oferecidas por diversas secretarias. São ofertados testes rápidos de HIV/Aids, verificação de pressão arterial, emissão de carteiras de identidade através do ITEP e de CPF via Central do Cidadão, somados a orientação sobre programas habitacionais e atendimento da defensoria pública. 

É através do programa que os residentes em situação de vulnerabilidade social ou de extrema pobreza acessam serviços fundamentais sem a necessidade de se deslocar até Natal ou outros municípios para garantir atendimento. Todas as ações realizadas nas edições do Vila Cidadã são integralmente gratuitas. Lançado em 2016, o Programa soma em todas as edições até agora mais de 36 mil atendimentos nas cidades de Natal, Lajes, Pedro Avelino, Parnamirim, Serra de São Bento, São Miguel, Mossoró, Currais Novos, Caicó e São José de Mipibu.



Para a secretária Julianne Faria, titular da Sethas, o Vila Cidadã cumpre uma missão que vai além da responsabilidade do Governo com os cidadãos. “Este é um programa de alcance social muito importante e o que mais chega perto da população. Sobretudo, foi um compromisso do nosso plano de governo com os mais carentes, para os últimos”, disse.

O governador Robinson Faria destacou não apenas o trabalho desenvolvido pelas várias secretarias, mas as ações universais levadas ao Oeste. “Os serviços do Vila Cidadã acabam agregando também atendimentos para pessoas de municípios vizinhos. Isso mostra a grandeza e relevância desse programa”, declarou, destacando também o trabalho no município pela AGN, Datanorte, Emater, Detran e DER.

O deputado estadual Gustavo Carvalho, que no ato representou a Assembleia Legislativa, reconhece o empenho da gestão para garantir a cidadania à população. “Tenho participado de eventos do Vila Cidadã e testemunho a importância dessa ação. Vemos o esforço do governo para continuar a tocar projetos mesmo diante da crise, e em nenhum momento vi o governador desanimar diante dos problemas”, garantiu.

Doação de alimentos
Após o Vila Cidadã, o governador e a secretaria Julianne Faria seguiram para o Instituto Dom Bosco para formalizar a doação de 500 quilos de alimentos apreendidos pelo Instituto de Pesos e Medidas do RN, IPEM. Os alimentos, em perfeito estado para consumo, estavam em posse do órgão após fiscalizações flagrarem divergências entre o peso anunciado e o grafado na embalagem.

sexta-feira, 12 de maio de 2017

Barco de pesca é apreendido transportando ilegalmente carga de cigarros em Areia Branca


Uma embarcação pesqueira foi apreendida pela Marinha do Brasil nesta quinta-feira (11), transportando grande quantidade de caixas de cigarros sem nota fiscal no município de Areia Branca, região da Costa Branca do Rio Grande do Norte. 

Apreensão foi feita pelo Comando do 3º Distrito Naval. Segundo a Marinha, a embarcação tem registro em Belém, possui 21 metros e tinha 6 tripulantes. 

Sob orientação da Agência da Capitania dos Portos de Areia Branca, o barco foi levado até o cais da CODERN da cidade. 

Os tripulantes foram conduziados pela Polícia Federal e o material será encaminhado à Receita Federal de Mossoró, onde serão tomadas as providências administrativas cabíveis.


quinta-feira, 11 de maio de 2017

CGU: Tibau tem nota zero em ranking que avalia transparência

(Reprodução/CGU)
O município de Tibau ficou com nota zero no Ranking de cumprimento da Lei de Acesso à informação, realizado pela Controladoria-Geral da União (CGU). O resultado foi divulgado nesta quinta-feira (11). Em avaliação anterior, o município também ficou com nota zero. 

A Lei de Acesso à Informação (Lei 12.527/2011) comemora cinco anos de vigência neste ano de 2017.

O resultado do levantamento está disponível no site da Controladoria Geral da União (CGU), órgão responsável por avaliar o grau de transparência pública dos entes federativos do Brasil, a partir da Escala Brasil Transparente (EBT), uma metodologia para medir a transparência pública em estados e municípios brasileiros.

O município de Acari, com nota 9,02, ficou em primeiro lugar no Estado. Detalhe é que em avaliação anterior, o município atingiu nota zero - comparando as duas avaliações Acari avançou 100% na Lei de Acesso à Informação.


quinta-feira, 4 de maio de 2017

Mossoró Cidade Junina 2017 pode ser cancelado!

Junho se aproxima e com ele uma das festas mais aguardadas do ano: o Mossoró Cidade Junina (MCJ). O evento, no entanto, corre o risco de não ser realizado, caso assim recomende o Ministério Público após ser acionado pelo Sindicato dos Servidores Públicos Municipais de Mossoró (Sindiserpum).

A presidente do Sindicato, Marleide Cunha, confirmou que a entidade buscará os meios legais para pedir o cancelamento dos festejos, uma vez que não é razoável, segundo ela, o Município anunciar a realização do evento com débitos ainda pendentes com os servidores. “Se não tem dinheiro para pagar os salários atrasados, não deveria ter para festa. Vamos sim acionar o Ministério Público”, reforçou.

Marleide refere-se aos salários, de dezembro, dos servidores que ganham acima de R$ 2,2 mil. Em audiência nesta quarta, 3, secretários municipais informaram ao Sindiserpum que não há previsão para que esse pagamento seja realizado, o que gerou uma insatisfação gera na categoria. “Tanto que, na Assembleia desta quinta, a decisão foi pela greve geral a partir da próxima segunda, 8. Acabou a paciência. Nosso entendimento é que a Prefeitura rompeu com o processo de negociação que estava mantendo com o Sindicato”, destacou Marleide Cunha.

Posicionamento

De acordo com Anselmo Carvalho, consultor-geral do Município, não há condição de fazer um cronograma para o pagamento, que depende do fluxo de recursos. “Só vamos assumir qualquer tipo de responsabilidade que possa ser cumprida. Garantimos que a prioridade é o pagamento dos servidores”, disse.

No encontro com o Sindiserpum, o secretário de Administração e Finanças, Ronaldo Cruz, justificou que Mossoró passa por inúmeras dificuldades, com a redução de recursos “também por conta de diversos acordos judiciais”, observou.

Procurada pelo MOSSORÓ HOJE na tarde desta quinta, 4, para comentar o anúncio da greve geral e do pedido de cancelamento do MCJ, a assessoria de comunicação da Prefeitura limitou-se a dizer que o Município ainda não havia sido notificado sobre as decisões tomadas na Assembleia dos servidores.

Fonte: Portal Mossoró Hoje